"a minha", "o meu", "o nosso" ou "a nossa"
A propósito do almoço de hoje que, digamos de passagem foi tão diversificado em termos de assunto que culminou obviamente num fartote de rir, gostava que me explicassem, queridos leitores masculinos, porque é que os homens fazem uma distinção tão grande entre os pronomes possessivos teu e meu???
Tenho reparado que quando se trata de coisas positivas, os homens as afirmam com tal apego que só são assumidas como "a minha", "o meu", "o nosso" ou "a nossa"... Se pelo contrário têm carga negativa passam a ser "as tuas", ou "o teu".
"A nossa casa é linda" em oposição "a tua casa é uma barraca", "o meu rico filho é um Einstein" em oposição a "este teu fedelho está um mimado", "a nossa Camélia cozinha divinamente" em vez de "o estupor da tua empregada nem meias sabe cozer e deu-me cabo de 5 camisas", "a minha querida Mãezinha é que sabe", "a tua mãe pensa que tem sempre razão, coitada" e muito raramente "a minha sogra está um dragão", até porque ao dizer "a minha" já está a entrar numa esfera mais positiva por isso normalmente optam por dizer "a tua mãe está um dragão".
Não sei se será sentido de posse ou uma reminiscência de infância... Certo é que é para além de ser um sentimento reservado apenas aos homens pode servir com um bom indicador de felicidade!
4 Comments:
Tem razão, o meu marido a referir-se ao Michelzinho diz sempre "o teu filho"... Ou será que já percebeu que não é bem dele?
Querida Mestra,
Não queria ser directa... Subtil e a usar a temática da vida real para postar.
Na mouche, Exactly!!!
Não lhe parece que foi uma indicação de felicidade? Viu o brilho no olhar e a sintonia? Violinos e mais violinos, algo se passa...
Acho que tem razão. Quando nós, homens, dizemos o nosso carro, a nossa casa, o meu amor, quer dizer muita coisa mesmo!
Não sei bem explicar mas deve significar não só posse mas também carinho e amor... Vontade de construir futuro, ninho, talvez!
Os homens dizem o meu, a minha e o nosso porque sim, pá!
Enviar um comentário
<< Home