Sabia que...
E porque se avizinha um casamento de arromba, resolvi escrever sobre algumas das muitas superstições associadas ao casamento, até porque este Blog também é informativo e em termos de Bubble savoir faire pouca gente está à nossa altura... Certo?
Sabia que os anéis de noivado devem ter um diamante? Os diamantes são as pedras de Vénus, a deusa do amor. Associados à beleza, o seu brilho evoca a chama da paixão, a tal que deve estar sempre acesa.
Aliás os anéis das Bolhas outrora Noivas ou têm N diamantes ou então têm um Diamante com Gerês de quilates... O da nossa Star por exemplo tem 11 diamantes, porque os noivos se conhecem há 11 anos. Romântico... Que se saiba, o primeiro anel de noivado com um diamante foi oferecido, em 1477, por Maximiliano da Áustria a Maria de Burgundy (antepassada Bolha).
Sabia que a aliança deve ser usada no dedo anelar da mão esquerda porque na altura dos egípcios acreditava-se que nele existia um vaso sanguíneo com a ligação mais directa ao coração?! A aliança é reconhecida no mundo inteiro como símbolo de união. A sua forma circular evoca a eternidade do amor e o ouro amarelo é sinal de sentimentos nobres.
Não há noiva sem um ramo de flores, já que estas simbolizam a vida, o crescimento, a fertilidade, e afastam os maus espíritos. É o noivo quem deve oferecer o bouquet, o qual dependerá do gosto de ambos. É hábito, no fim da cerimónia, a noiva lançar o ramo às raparigas solteiras, substituindo a antiga liga da noiva (credo, nós bolhas não atiramos a liga). Geralmente, encomendam-se dois ramos, guardando-se o original para o fim pretendido e lançando-se a réplica de costas para as amigas solteiras (a pobrezinha da minha réplica como era deliciosa foi comida pelas formigas... Imaginem!) Aquela que o agarrar, será a próxima a casar-se.
O noivo não pode ver a noiva com o vestido antes da cerimónia do casamento, esta estranha tradição recua até um tempo primitivo, no qual ninguém podia ver a noiva antes de ela integrar o grupo das mulheres casadas. À cautela a partir da meia noite a noiva deve fechar-se em casa...
No ocidente o véu (uma referência à deusa Vesta que, na mitologia greco-romana, era a protectora do lar) deve ser branco, transparente e, em vez de tapar o rosto, ser preso ao cabelo com uma tiara ou uma grinalda de flores.
O vestido de noiva é branco porque simboliza a pureza e castidade. Mas as noivas já se vestiram de outras cores, entre elas o encarnado (simbolizava o sangue novo e a energia necessária para perpetuar a família). Só no século XIX, a realeza europeia adoptou o vestido branco em definitivo. A moda terá sido iniciada com o casamento, em 1840, da rainha Vitória de Inglaterra (Bubble queen) com o seu primo, o príncipe Alberto.
E porque vivemos em Macau e porque uma de nós tem sangue chinês, ficam a saber as noivas chinesas se vestem de encarnado porque, na China antiga, o vermelho significava o amor e a alegria.
Outra tradição é a noiva usar uma coisa velha, uma coisa nova, uma coisa emprestada e uma coisa azul. Ou para rimar em inglês: “Something old, some-thing new, something borrowed and something blue.” O velho simboliza o passado e a continuidade; o novo significa optimismo, a esperança e a vida futura; o emprestado significa a felicidade que deverá ser partilhada por um casal já casado“ e o azul simboliza fidelidade, amor eterno e pureza.
Para terminar este escrito que já vai longo (para evitar que a Verdadeira Bolha e alguns dos resistentes leitores achem um tédio) saiba que a origem da lua-de-mel reside na antiguidade, quando amigos e parentes desenhavam uma lua com mel na porta da casa dos noivos, para dar sorte.
Até logo!
10 Comments:
Esta Mor sabe tantas coisas..
.espertissima,uma cabeca diria mesmo!
boringgggggg.....huggg!
Querida Mor, obrigada por toda a informação...Começo a ficar com o nervoso miudinho tipico das noivos!!! 6 meses para preparar tudo parece-me ser muito pouco,por isso é que conto com a ajuda das bolhas! É preciso ver vestidos,experimentar,escolher,são preciso os sapatos e têm de ser sapatos confortáveis, a lingerie para a noite de nupcias(uiiiiiiii),as flores para a cerimónia, o bolo, o espaço onde se vai realizar a cerimónia,etc,etc,etc...É tanta coisa e tudo ao mesmo tempo.
Mas fiquem já a saber que não vou desistir,estou bastante empenhada(também,pudera,é o meu casamento...lool).Quero que tudo corra na perfeição, e prometo que vai ser uma festa simples mas original,porque nós merecemos.
ESTOU FELIZ,muito feliz, e vou adorar preparar tudo.
Vai ser um grande dia!!!
De acordo com a tradição hindu, chover no dia do casamento é considerado um sinal de sorte.
No Japão, o branco foi utilizado para as noivas, muito antes da Rainha Victoria o ter popularizado no mundo ocidental!
Em Portugal o típico vestido de casamento, antes do século XX era tradicionalmente preto.
Ai Bermelho Bermelho!!!
Querida Mestra,
Não queria ser exaustiva porque senão o escrito ficava monstruoso... Mas tem razão em ressalvar o bolo! Se o bolo fosse duro a noiva estava tramada e cheia de galos.
Bjs
morzinha:
A menina e tao criativa, tem resmas de piada e em sabedoria entao nem se fala!sabe imensas coisas sei la....e o mais fantastico e que nos da imensas novidades,sei la coisas muito fora do quotidiano do mais basico ser humano,continue fantastica!o que seria de nos sem si queriducha???
Alguém me explica esta tendência das bolhas para os homens do norte???? O que será que eles têm que nós não temos????
Enviar um comentário
<< Home