Bolhas Bloguistas

NÓS! Literalmente nós! Nós vamos bem com caviar, ao almoço e ao jantar. Estamos bem e a melhorar. Ninguém nos pode parar e Nós sempre a borbulhar. bolhas_bloguistas@yahoo.com.br Um espaço aberto a toda e qualquer futilidade...

terça-feira, novembro 14, 2006

Sabia que...

Bom dia queridas Bolhas sorridentes e simpáticos leitores,

E porque se avizinha um casamento de arromba, resolvi escrever sobre algumas das muitas superstições associadas ao casamento, até porque este Blog também é informativo e em termos de Bubble savoir faire pouca gente está à nossa altura... Certo?

Sabia que os anéis de noivado devem ter um diamante? Os diamantes são as pedras de Vénus, a deusa do amor. Associados à beleza, o seu brilho evoca a chama da paixão, a tal que deve estar sempre acesa.
Aliás os anéis das Bolhas outrora Noivas ou têm N diamantes ou então têm um Diamante com Gerês de quilates... O da nossa Star por exemplo tem 11 diamantes, porque os noivos se conhecem há 11 anos. Romântico... Que se saiba, o primeiro anel de noivado com um diamante foi oferecido, em 1477, por Maximiliano da Áustria a Maria de Burgundy (antepassada Bolha).

Sabia que a aliança deve ser usada no dedo anelar da mão esquerda porque na altura dos egípcios acreditava-se que nele existia um vaso sanguíneo com a ligação mais directa ao coração?! A aliança é reconhecida no mundo inteiro como símbolo de união. A sua forma circular evoca a eternidade do amor e o ouro amarelo é sinal de sentimentos nobres.

Não há noiva sem um ramo de flores, já que estas simbolizam a vida, o crescimento, a fertilidade, e afastam os maus espíritos. É o noivo quem deve oferecer o bouquet, o qual dependerá do gosto de ambos. É hábito, no fim da cerimónia, a noiva lançar o ramo às raparigas solteiras, substituindo a antiga liga da noiva (credo, nós bolhas não atiramos a liga). Geralmente, encomendam-se dois ramos, guardando-se o original para o fim pretendido e lançando-se a réplica de costas para as amigas solteiras (a pobrezinha da minha réplica como era deliciosa foi comida pelas formigas... Imaginem!) Aquela que o agarrar, será a próxima a casar-se.

O noivo não pode ver a noiva com o vestido antes da cerimónia do casamento, esta estranha tradição recua até um tempo primitivo, no qual ninguém podia ver a noiva antes de ela integrar o grupo das mulheres casadas. À cautela a partir da meia noite a noiva deve fechar-se em casa...

No ocidente o véu (uma referência à deusa Vesta que, na mitologia greco-romana, era a protectora do lar) deve ser branco, transparente e, em vez de tapar o rosto, ser preso ao cabelo com uma tiara ou uma grinalda de flores.

O vestido de noiva é branco porque simboliza a pureza e castidade. Mas as noivas já se vestiram de outras cores, entre elas o encarnado (simbolizava o sangue novo e a energia necessária para perpetuar a família). no século XIX, a realeza europeia adoptou o vestido branco em definitivo. A moda terá sido iniciada com o casamento, em 1840, da rainha Vitória de Inglaterra (Bubble queen) com o seu primo, o príncipe Alberto.

E porque vivemos em Macau e porque uma de nós tem sangue chinês, ficam a saber as noivas chinesas se vestem de encarnado porque, na China antiga, o vermelho significava o amor e a alegria.

Outra tradição é a noiva usar uma coisa velha, uma coisa nova, uma coisa emprestada e uma coisa azul. Ou para rimar em inglês: “Something old, some-thing new, something borrowed and something blue.” O velho simboliza o passado e a continuidade; o novo significa optimismo, a esperança e a vida futura; o emprestado significa a felicidade que deverá ser partilhada por um casal já casado“ e o azul simboliza fidelidade, amor eterno e pureza.

Para terminar este escrito que já vai longo (para evitar que a Verdadeira Bolha e alguns dos resistentes leitores achem um tédio) saiba que a origem da lua-de-mel reside na antiguidade, quando amigos e parentes desenhavam uma lua com mel na porta da casa dos noivos, para dar sorte.

Até logo!

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esta Mor sabe tantas coisas..
.espertissima,uma cabeca diria mesmo!

12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

boringgggggg.....huggg!

12:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Querida Mor, obrigada por toda a informação...Começo a ficar com o nervoso miudinho tipico das noivos!!! 6 meses para preparar tudo parece-me ser muito pouco,por isso é que conto com a ajuda das bolhas! É preciso ver vestidos,experimentar,escolher,são preciso os sapatos e têm de ser sapatos confortáveis, a lingerie para a noite de nupcias(uiiiiiiii),as flores para a cerimónia, o bolo, o espaço onde se vai realizar a cerimónia,etc,etc,etc...É tanta coisa e tudo ao mesmo tempo.
Mas fiquem já a saber que não vou desistir,estou bastante empenhada(também,pudera,é o meu casamento...lool).Quero que tudo corra na perfeição, e prometo que vai ser uma festa simples mas original,porque nós merecemos.
ESTOU FELIZ,muito feliz, e vou adorar preparar tudo.
Vai ser um grande dia!!!

2:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De acordo com a tradição hindu, chover no dia do casamento é considerado um sinal de sorte.

2:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No Japão, o branco foi utilizado para as noivas, muito antes da Rainha Victoria o ter popularizado no mundo ocidental!

2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em Portugal o típico vestido de casamento, antes do século XX era tradicionalmente preto.

2:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ai Bermelho Bermelho!!!

3:59 da tarde  
Blogger mor said...

Querida Mestra,
Não queria ser exaustiva porque senão o escrito ficava monstruoso... Mas tem razão em ressalvar o bolo! Se o bolo fosse duro a noiva estava tramada e cheia de galos.
Bjs

4:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

morzinha:
A menina e tao criativa, tem resmas de piada e em sabedoria entao nem se fala!sabe imensas coisas sei la....e o mais fantastico e que nos da imensas novidades,sei la coisas muito fora do quotidiano do mais basico ser humano,continue fantastica!o que seria de nos sem si queriducha???

4:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguém me explica esta tendência das bolhas para os homens do norte???? O que será que eles têm que nós não temos????

4:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Counters
University of Phoenix Pimp MySpace.com
Number of online users in last 3 minutes