Bolhas Bloguistas

NÓS! Literalmente nós! Nós vamos bem com caviar, ao almoço e ao jantar. Estamos bem e a melhorar. Ninguém nos pode parar e Nós sempre a borbulhar. bolhas_bloguistas@yahoo.com.br Um espaço aberto a toda e qualquer futilidade...

sexta-feira, junho 16, 2006

Como identificar um “NPLU” com pretensões

Queridíssimas Bolhas e leitores,

Como hoje é o melhor dia útil da semana, resolvi escrever uma crónica pedagógica... Convenhamos que este blog para além de ser diversificado é do mais pedagógico que há.

Na galáxia Bolhal os NPLU (not people like us) com pretensões são autênticos Ovnis comandados por Extra Terrestres... Não são necessariamente novos ricos, podem não ser de todo ricos mas aspirarem à nata... Como boas beneméritas as Bolhas não compreendem de todos os NPLU com pretensões mas aceitam-nos pois percebem que num mundo desigual somos todos tão diferentes... Por exemplo a Mestra e euzinha gostamos precisamente das cores opostas. Não percebemos como isso é possível mas aceitamos. Há coisas que não têm mesmo remédio nem explicação...

Focando o essencial e uma vez que os NPLU se mulptiplicam a olhos vistos (uma capacidade reprodutora abismal) aqui ficam alguns traços gerais para os identificar esteja onde estiver pois apesar de os podermos aceitar gostamos de saber com quem lidamos.

I. O NPLU à mesa
- Gosta de ir a restaurantes da moda e geralmente fica nervoso e contraído pois é complexado e tem a mania da perseguição.
- Jantar com um NPLU culto é uma verdadeira exibição de cultura... É um monologo desgastante para o próprio pois não tem a percepção de que ninguém lhe está a ligar nenhuma e está tudo ocupado a jantar.
- Pousa os cotovelos em cima da mesa e tem uma tendência natural para espetar o dedo mindinho...
- Come de forma sôfrega (enche colchões). Em casos extremos fala com a boca cheia, fala com os talheres, mistura a comida toda que tem no prato, como se estivesse a confeccionar almôndegas, troca os talheres e raramente dá uso ao guardanapo, quando o usa só limpa os cantos da boca pois acha que dá um ar distinto.
- Geralmente não sabe quando deve iniciar a refeição (NPLU fêmea e macho) ou então começa a jantar antes da senhora que o acompanha
- Trata de forma desumana ou com indiferença os empregados e refere várias vezes o preço das refeições e do vinho. Normalmente escolhe os pratos e a bebida pelo preço. Quanto mais alto melhor.
Tenho reparado que alguns NPLU sabem imenso de vinhos e não raramente em vez de dizer o preço referem o ano e a casta do vinho para impressionar! Não me impressionam de todo, não percebo peva de vinho, bebo para acompanhar mas vibro com sangria e percebo perfeitamente que ao identificarem desta forma o vinho presumem (erradamente) que eu saiba o preço.

II O NPLU e as crianças
- As crianças têm geralmente nomes "estrangeiros" (Ruben, Cristiano, Luana) ou da moda...
O NPLU caracteriza-se por escolher para os filhos nomes que vê nas revistas “caras” e afins. Este ano vai ser rico em Beatrizes, Santiagos, Mafaldas e Beneditas... Está tudo dito, à cautela não ponha esses nomes aos seus filhos. Opte pelos tradicionais como Isabel, Miguel, António, Rita, Manuel, Joana, Tiago, etc...
- No tratamento com as crianças o NPLU com pretensões geralmente trata indiscriminadamente as crianças por você e exige que as crianças o tratem por Tio, sem distinguir que há casos e casos.
- Grita desmesuradamente com as crianças e de forma afectada... Geralmente não percebo o que diz.

III. O NPLU e o mundo da moda
- Adora marcas e geralmente tem a marca bem identificada na roupa. A NPLU com pretensões vibra com Channel, LV, Dior, Ralph Lauren, mas não consegue resistir a uns sapatos “Charles”. Que como se sabe é uma loja super mas super pindérica. É incapaz de comprar roupa na Zara, Bossini ou Giordano. Vibra com falsificações cheias de crachás de Zhuhai mas geralmente o que compra compra caro para se diferenciar das pindéricas e faz questão de o apregoar.
- Não usa roupa velha... Como se sabe nós a Bolhas temos imensa roupa velha em casa pois as coisas de boa qualidade duram anos. Obviamente que quando temos um piquenique numa qualquer quinta de Coloane usamos roupa já velha pois se vamos estar em contacto com avestruzes, cavalos, camelos, etc não vamos vestidas como se fossemos para um casamento.
- É incapaz de usar jóias que não sejam de ouro (branco, amarelo, encarnado), missangas, prata e vidro não entram.
- Ouve às escondidas a Ágata e a Rute Marlene!!! Nós não conhecemos a fundo a vida destas duas criaturas mas damo-lhes valor, obviamente... E adoramos dançar as músicas das duas em festas populares...

Por último e para encerrar esta crónica, só há uma coisa que não aceito... A forma afectada e anasalada com que falam... Até parece que precisam de uma operação rápida aos cornetos!!! Querido NPLU com pretensões não fale dessa maneira pois fecha-se num mundo só de NPLU... Ninguém compreende o que diz mas todos percebemos que falam o mesmo dialecto pretensioso!
Bom fim de semana!!!

27 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Óptima crónica, rigorosa q.b., com um ritmo fantástico, de uma utilidade extrema e actual.

12:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para quando a tese de mestrado "Os NPLU e o seu habitat"?

12:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nào tarda muito tás a dizer à gente que uvas e lagosta não se comem de faca e garfo! Olha-me esta...
Um bué obrigadão por esta formação. Lá no bairro só marcham sandes de torresmo mas ficamos todos a saber o que não podemos fazer no jantar da telecel... Fogo, ser pindérico armado ao chieque é que não... A malta quando é simples é simples e acabou. Topas?

12:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Achei esta crónica deselegante...

12:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Até a Fernanda Serrano tem um filho Santiago, vais dizer-me que não é chique?

12:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ri-me até mais não!
Bubble marota, em quem estava pensar?

12:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olha lá se os NPLU são as pindéricas tás feita comigo, ó Bolha armada em fina...

12:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eh pá essas dos nomes tradicionais...queres que os meus filhos sejam confunfidos com a prole do Duque de Bragança? era o que mais faltava, não atino com a nobreza e o duque então até tem cara de tótó...

12:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem não sabe o preço de um vinho de boa casta nem merece cheira-lo.

12:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta gaja critica critica mas depois passa os dias a cobiçar o chauffer alheio... Não tens onde cair morta, oh pedinhchona?

12:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu já vos disse que estas gaijinhas não prestam, convencidas à besta mas depois espreme-se e não sai nada, ocas de todo...

12:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

São burros de todos estes seus leitores, querida Bolha... Nem sequer percebem a intenção do texto que não se destina a pindéricos ou a pessoas simples mas sim aos que querem parecer chiques ou mesmo finos sem o ser!

12:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

queres dizer loiras?

12:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vai chamar burro a outro!!! Fino só conheço o esparguete...

12:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ó joão, sai do caminho, estava a falar com o márinho das lombardas...

12:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

porque é que a administradora não censura esse joão que veio prá qui insultar a malta, a chamar-nos de jumentos...ganda lata. pois, não censura porque diz bem dos disparates da gaija, chamo a isso falta de imparcialidade na administração de um blog. protesto apresentado e assinado.

12:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Querida Bolha,
Eu se fosse a si bloqueava estes comentários de pessoas de baixa condição social... Dá mau ar ao blog e assim a Avó Matilde não o consegue ler. Coitada, fica com ansiedade pois lembra-se logo do Caseiro Quim quando resolveu ocupar o nosso galinheiro no 25/04.
Faça um delete geral pois esta gentinha nem comentar merece...
1 bj para a querida e até breve.

12:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o duque tem algum filho chamado sancho?

12:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tás aqui tás a comer pelo nariz... Isto agora é uma democracia! O galinheiro é nosso e tu tás caladinha!

12:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

elas estão feitas umas com as outras e quem comenta tem estatuto inferior percebes?

12:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deve bater mal!! Toda a gente sabe que coloane não tem quintas, estão todas na Taipa.
Começo a achar que são chaladas... Especialmente as que escrevem. Taradas de todo.

12:50 da tarde  
Blogger mor said...

Estou a ver que o meu "post" foi ultra popular... Queridas Bolhas, estamos quase a publicar o livro!

12:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pá não tou-te a percebe iluminado??? Tão feitas como? Podes ser mais directo meu?

12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só se for nas "crónicas de maria", filha!

12:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tão feitas ao bife?

1:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

devias ser mais liberal, amor!

2:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

alguém precisa de comprar galinhas sem gripe?

2:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Counters
University of Phoenix Pimp MySpace.com
Number of online users in last 3 minutes