Bolhas Bloguistas

NÓS! Literalmente nós! Nós vamos bem com caviar, ao almoço e ao jantar. Estamos bem e a melhorar. Ninguém nos pode parar e Nós sempre a borbulhar. bolhas_bloguistas@yahoo.com.br Um espaço aberto a toda e qualquer futilidade...

sexta-feira, setembro 08, 2006

Ainda o MAS

Cara Mor e demais leitoras

Retomo, com brevidade porque é sexta feira à tarde, um tema que debati com a Mor sobre a palavra "mas". Nesse post a nossa Mor dizia que, passo a citar: "Um "mas" estraga tudo o que foi dito de positivo até ao momento em que é proferido!".
"Mas" é, gramaticalmente falando, uma conjunção ou seja, uma palavra que liga duas orações e designa oposição ou restrição. Quanto a isso penso que não haverá dúvidas. Agora essa oposição ou restrição nem sempre tem um conteúdo negativo ou condicional. Depende do contexto, vejamos então duas frases que vasculhei na mente para exemplificar o que acabei de dizer:
- Ela dantes já era gira mas desde que fez a plástica está um avião;
- Ontem comi uma lagosta deliciosa mas a de hoje estava melhor;
Em conclusão, o "mas" estabelece uma contraposição entre o antes e o depois, mas, o segundo segmento da frase pode, como nos exemplos que referi, trazer uma ideia de conteúdo ainda mais positivo ou benéfico do que o primeiro segmento da frase.
Mas afinal para que estou a falar destas coisas? Vem aí o fim-de-semana e hoje temos Bubble Dinner! A gramática é super interessante mas ...

Counters
University of Phoenix Pimp MySpace.com
Number of online users in last 3 minutes