Bolhas Bloguistas

NÓS! Literalmente nós! Nós vamos bem com caviar, ao almoço e ao jantar. Estamos bem e a melhorar. Ninguém nos pode parar e Nós sempre a borbulhar. bolhas_bloguistas@yahoo.com.br Um espaço aberto a toda e qualquer futilidade...

sexta-feira, março 10, 2006

Tudo sobre a gripe das aves

Olaré
Amigas bolhas, tenho-vos a dizer que estou deveras preocupada com este vírus das aves! confesso-vos que me tenho deitado tardissímo porque neste momento até tenho medo de me deitar com "as galinhas", got it? que piada fácil... adiante, estava eu a dizer que esta coisa das galinhas é um assunto super actual e as bolhas (que se prezem) têm que andar bem informadas não vá o diabo tecê-las, isto é, sermos atacadas por esta fórmula chique (érrrrimmmmaaaa) que é o H5N1 !
Aposto que neste momento está uma pergunta a borbulhar nas vossas boquinhas... escusam de perguntar pois eu digo-vos tudo o que precisam de saber sobre as galinhas, aliás, queria eu dizer sobre a gripe! Na verdade e deixemo-nos dos entretantos e passemos aos finalmente, o que interessa mesmo saber é como é que esta coisa se apanha (o resto não interessa nada!).
Ora bem: acreditam que se transmite por partículas da saliva de uma pessoa infectada a outra pessoa, expelidas sobretudo através da respiração, da fala, da tosse e dos espirros a uma distância de ± 1 metro??? Que horror! a partir de agora a distância dos pindéricos terá de ser no mínimo de 3 metros!
Mas há mais: também se pode transmitir por contacto directo ou indirecto com secreções respiratórias, através do contacto das mãos com superfícies contaminadas com o vírus. O contacto das mãos com os olhos, boca e nariz pode transmitir o vírus. Esta agora foi demasiado inteligente! mas afinal o que são secreções respiratórias?! aquelas coisas verdes, será? que deite a primeira pedra quem nunca deu uma bela fungada! ai credo!
Por último, importa saber quanto tempo sobrevive esta praga deste vírus. Então é assim:
- 5 minutos nas mãos (uiiiiii, muito cuidado com a utilização das mesmas. Mentes porcas, não estou a pensar em nada disso);
- 8 a 12h na roupa, tecidos, papel (papel?! deixem de usar pensos higiénicos e adiram só aos tampões - já agora, e passo a publicidade, a marca OB é do melhor e sempre podem escolher o tamanho adequado ás vossas.... necessidades, claro!);
- 24 a 48h na pele, em superfícies não porosas (metal, plásticos, mobiliário, puxadores), não me vou pronunciar, deixo ao critério de cada uma;
- 4 dias na água contaminada a 22º C ou 30 dias a 0º C3 meses em terrenos contaminados (tempo frio) - Na RAEM a água já está contaminada... agora percebo porque temos tantas aves raras!!!
Por falar em contaminação: sabiam que, numa tentativa de eliminar a gripe das aves o Presidente Bush decidiu bombardear as Ilhas Canárias e o Perú :-). E depois anda em campanhas contra o terrorismo. Vejam se pode!

1 Comments:

Blogger Bolha Mor said...

A menina não devia ser a Bolha Star, devia era ser a Bolha Cientista...

3:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Counters
University of Phoenix Pimp MySpace.com
Number of online users in last 3 minutes